Dispositivos de segurança e CFTV
Se a sua propriedade estiver equipada com câmeras de segurança (CCTV) ou dispositivos de gravação, é essencial cumprir os requisitos legais e as diretrizes específicas da plataforma. Cumprir essas regulamentações promove transparência, protege a privacidade e ajuda você a se manter em conformidade com a lei.
Aqui está o que você precisa saber sobre o uso de CCTV ou dispositivos de gravação em seu aluguel de férias:
1. Onde os dispositivos de segurança podem ser instalados?
Você deve divulgar a presença de qualquer CCTV ou dispositivos de gravação nas seguintes áreas:
- Áreas não privadas: Isso inclui entradas, áreas de estacionamento ou estradas de acesso que levam à propriedade.
- Áreas comuns: Locais compartilhados por outros hóspedes ou pelo público, como saguões, escadas, elevadores ou lavanderias.
- Áreas exclusivamente alugadas: Áreas às quais apenas os hóspedes têm acesso, como jardins ou piscinas privados. Esses espaços também se enquadram nesta regra.
Você deve indicar claramente quantas câmeras de segurança existem e onde elas ou os dispositivos de gravação estão localizados dentro ou ao redor de sua propriedade. Isso se aplica mesmo que os dispositivos não estejam gravando ativamente ou estejam desligados (por exemplo, do lado de fora perto da campainha). Ocultar câmeras de segurança ou dispositivos de gravação é estritamente proibido. Por favor, tenha em mente que durante a estadia dos hóspedes é obrigatório que os dispositivos estejam desligados, portanto, essa informação deve sempre ser adicionada na descrição.
2. Diretrizes Específicas da Plataforma
Booking.com O Booking.com não permite CCTV em áreas exclusivamente alugadas por hóspedes, mesmo que os dispositivos estejam desligados durante a estadia. Se você deseja manter seu anúncio no Booking.com, é recomendável remover qualquer CCTV nessas áreas.
Se não puder ser removido, é necessário indicar na seção “Segurança” em “Comodidades” na Configuração do lado esquerdo da tela que o CCTV está presente nessas áreas e especificar as localizações exatas na descrição. Se você incluir CCTV na configuração de sua propriedade, ele não aparecerá automaticamente na descrição do seu anúncio. Por favor, entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente para atualizar o texto de acordo. Anúncios que não cumprirem isso podem ser desativados.
Para mais informações: Requisitos do Booking.com sobre CCTV
AirbnbA partir de 30 de abril de 2024, o Airbnb atualizou sua política em relação a câmeras de segurança, dispositivos de gravação, monitores de ruído e dispositivos inteligentes:
- Nenhuma câmera de segurança ou dispositivo de gravação é permitido em qualquer parte do interior (mesmo que desligado ou desconectado) ou em áreas comuns.
- Áreas externas com altas expectativas de privacidade (como chuveiros ou saunas ao ar livre) não podem ter câmeras.
- Monitores de decibéis de ruído são permitidos em ambientes internos, mas devem ser divulgados e não podem ser colocados em quartos, banheiros ou áreas de dormir.
Os anfitriões que não cumprirem podem ter seus anúncios removidos.
Para mais detalhes: Política de Dispositivos de Segurança do Airbnb
Regulamentações de outras plataformas:
Outros canais como Vrbo permitem CCTV em áreas exclusivamente alugadas por hóspedes, mas deve estar desligado durante a estadia deles. Sempre mostre isso aos seus hóspedes no check-in e também informe que esses dispositivos estão desligados.
Se você incluir CCTV na configuração de sua propriedade, ele não aparecerá automaticamente na descrição do seu anúncio. Por favor, entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente para atualizar o texto de acordo. Os anfitriões são totalmente responsáveis por quaisquer cancelamentos feitos pelos canais devido à presença de CCTV não explicitamente exibida na configuração da propriedade.
Esperamos que você ache este guia útil e direto. Obrigado por ser um anfitrião valioso.
Deseja contactar-nos?
Estamos aqui para ajudar. Pode contactar-nos diretamente se precisar de assistência ou tiver dúvidas.
Contactar-nos